quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sexo de macaco recém-nascido é desconhecido em zoo na Austrália


Mamífero nasceu há três semanas em Melbourne.
Caça e destruição do habitat natural são desafios aos primatas colobos.


Os funcionários do Zoológico de Melbourne, na Austrália, não conseguiram identificar o sexo de um macaco colobo com três semanas da idade, o mais novo dos primatas do local. Imagens do recém-nascido, filho da macaca "Clover", foram divulgadas nesta quarta-feira (29).

Os colobos não possuem o dedo polegar e a espécie criada no zoológico australiano apresenta as cores branca e preta alternadas pela pelagem do corpo.

Já o "bebê" nasceu todo branco e ainda levará meses até apresentar as marcas negras típicas da espécie. Os macacos colobos são nativos de Angola, Burundi, Ruanda, Uganda, Tanzânia, Quênia e República Democrática do Congo.

No passado colonial africano, esses primatas estavam ameaçados de extinção por conta da caça em busca de peles. Agora, o problema enfrentado pelas populações do animal é a destruição do habitat natural e a caça com o objetivo de explorar a carne do primata como alimento.

A mãe Clover com o macaco colobo recém-nascido na Austrália. (Foto: William West / AFP Photo)A mãe Clover com o macaco colobo recém-nascido na Austrália. (Foto: William West / AFP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário