domingo, 17 de julho de 2011

8 - Pequi


Caryocar brasiliense Cambess.
Outros nomes regionais e locais são piqui, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá, pequiá-pedra, pequerim, suari e piquiá.
Família Caryocaraceae
De como, no prazo duma hora só, careci de ir me vendo escorando rifle (...) trepado em jatobá e pequizeiro, deitado no azul duma lage grande.

João Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas.
O Pequi
Pequizeiro em cerrado no Núcleo Rural Boa Esperança II, Distrito Federal, a espécie é protegida pela legislação. Fotografia de F. Tatagiba em 20/12/2006.
O pequizeiro é uma árvore que habita cerrados, cerradões e matas secas ao longo de todo o bioma Cerrado, sendo que queimadas recorrentes podem manter o pequizeiro na forma de subarbusto, em campos sujos; possui ramos (Fotos 2A e 2B) grossos normalmente tortuosos, casca cinzenta com fissuras longitudinais e cristas descontínuas; folhas são compostas, trifolioladas; opostas (desenvolvem-se duas de cada nó do ramo); os folíolos podem medir até 20 cm de comprimento e são recobertos por densa pilosidade, assim como as extremidades dos ramos; suas flores (Foto 3) de até 8 cm de diâmetro, são hermafroditas, compostas por cinco pétalas esbranquiçadas, livres entre si, com numerosos e vistosos estames (masculinos). O pequizeiro floresce durante os meses de agosto a novembro, com frutos (Foto 4A e 4B) madurando a partir de setembro (normalmente novembro) até o início de fevereiro.
O pequizeiro é uma árvore de múltiplos valores: ecológico, cultural, gastronômico, medicinal, econômico...
Pequi
A. Tronco e ramos tortuosos do Pequizeiro; B. Casca com fissuras e cristas descontínuas no tronco do pequizeiro.
 
 
Em estudo bibliográfico das espécies de plantas medicinais do Mato Grosso, verificou-se um predomínio na utilização de espécies arbóreas (31%), seguidas de ervas (24%), arbustos (17%), subarbustos (12%), trepadeiras (9%), palmeiras (2%), epífitas (1,5%) e cactos (0,5%), para 3% das espécies não foi informado o hábito. Este estudo identificou dezenove artigos tratando do pequi como espécie medicinal. Sua utilização medicinal se dá como afrodisíaco, no tratamento de problemas respiratórios e suas folhas são adstringentes, além de estimularem o funcionamento do fígado. É utilizado para fins medicinais em toda sua área ocorrência.
Pequi
Pequizeiro florido. Tatagiba, setembro de 2006, município de Nova Roma-GO, Vão do Rio Paranã.
Caryocar brasiliense
A. Frutos imaturos de pequi, coloração de vinho; B. Frutos de pequi de vez. Núcleo Rural Boa Esperança II, Distrito Federal.
Utilização medicinal do Pequi.
Indicações
Parte usada
Preparo e dosagem
a. na asma, bronquite, coqueluche
a. óleo da castanha
a. extrai-se o óleo das sementes e pinga-se 3-5 gotas na comida ( 2X ao dia).
b. na asma, bronquite, coqueluche e resfriados b. caroços
b. deixar ferventar 15-20 caroços de pequi, escorrer a água até os caroços secarem. Colocar em um frasco de vidro e completar com óleo vegetal previamente esquentado. Utilizar o óleo 2x ao dia nas principais refeições ou dissolver 1 colher de café do óleo de pequi em 1 colher de café de mel e tomar 2x ao dia.
c. afrodisíaco e tônico c. caroços c. deixar por vários dias 15-20 caroços de pequi em repouso na cachaça. Tomar 2 colheres de sopa ao dia.
Fonte: Rodrigues e Carvalho 2001b
 A utilização terapêutica do pequi não está restrita à medicina popular. Nas últimas décadas, tem sido observado um aumento acentuado de infecções fúngicas, as quais contribuem para uma elevada taxa de mortalidade em pacientes imunocomprometidos. A criptococose causada por Cryptococcus neoformans é considerada micose oportunista, freqüentemente diagnosticada produzindo lesões principalmente no sistema nervoso central em pacientes com AIDS. Em trabalho publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, foi descrita a atividade antifúngica das folhas (extrato bruto etanólico, fração acetato de etila e cera epicuticular), dos dois principais componentes presentes no óleo essencial das sementes, além dos óleos fixos da amêndoa e da semente de pequi sobre isolados de C. neoformans var. neoformans e de C. neoformans var gattii. Foi verificado neste trabalho que a parte mais ativa contra os fungos é a cera epicuticular da folha, coletada no período da seca, inibindo o crescimento de 91,3% dos isolados de fungos.
Na mitologia xamãnica dos Wauja, povo que habita o Alto Xingu, Barcelos Neto relata que o Jacaré e o Beija-flor são “donos” (wekeho) do pequi, o primeiro em função dessa fruta ter se originado de seus testículos e o segundo por ter uma predileção pela fruta e, em função disso, tersido um dos primeiros Animais a cultivá-la. Wekeho é a dimensão espiritual relacionada aos seres corpóreos, o “dono” concede (material ou espiritualmente) ao mesmo tempo em que protege os recursos.
Estudo realizado com o povo Teréna, do Mato Grosso do Sul, revelou que 67,2% coletam frutos silvestres. Dentre os frutos coletados foram identificados a bocaiúva (Acrocomia aculeata), araticum (Annona dioica), jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa), jenipapo (Genipa americana), coroa (Mouriri elliptica), buriti (Mauritia flexuosa), pequi (Caryocar brasiliense), jurubeba (Solanum paniculatum) ingá (Inga uruguensis), guariroba/gueroba (Syagrus oleracea), araçá (Psidium guineense), urucum (Bixa orellana) e caraguatá (Bromelia balansae). A captura de animais e coleta de frutos silvestres é feita com dificuldades devido à limitação da área na reserva.
Pequi
"O Garanço se regalava com os pequís, relando devegar nos dentes aquela polpa amarela enjoada. Aceitei não, daquilo não provo: por demais distraído que sou, sempre receei dar nos espinhos, craváveis em língua"
João Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas pg. 184.
O pequi integra a base cultural do centroeste brasileiro, sendo um elemento essencial na culinária regional do Cerrado. “Arroz com Pequi” é o prato típico do Goiás, onde o fruto também é tradicionalmente preparado em gordas e saborosas galinhadas. O emprego do pequi na dieta da população cerratense já tem mérito terapêutico, uma vez que é excelente na prevenção e combate à hipovitaminose A. Além do pequi, tucumã (Astrocaryum aculeatum), a macaúba (Acrocomia aculeata), a pupunha (Bactris gasipaes), o dendê (Elaeis guineensis) e, especialmente o buriti (Mauritia flexuosa) são ainda outras importantes fontes regionais de carotenóides no Brasil.
composição do Pequi
relação ecológica no Pequi
Percevejo (Hemíptera), em estágio imaturo de desenvolvimento, parasitando o pequizeiro, enquanto mantêm relação de mutualismo com a formiga (Himenóptera), que se alimenta do líquido adocicado produzido pelo seu “gadinho”. Alimentada pelo percevejo, a formiga o protege de eventuais agressores, ambos se beneficiam.
Fotografia: F. Tatagiba, Núcleo Rural Boa Esperança II, Distrito Federal, 20/12/2006.
Na Central de Abastecimento de Goiás (CEASA-GO) foram comercializadas 2.800 toneladas de pequi in natura, no ano de 2002, com preço médio de R$460,00 a tonelada. Atualmente podemos encontrar nos comércios urbanos pequi em conserva, em pasta ou na forma de licor, sorvetes e picolés.
No município de Japonvar, região norte de Minas Gerais, foram observadas quase 50 espécies de insetos herbívoros de vida livre associadas ao pequizeiro. São dezenas de espécies de insetos que têm nos ramos, folhas e seiva do pequizeiro essencial fonte de nutrientes.
Após publicação da Portaria Federal 54, em março de 1987, do antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), hoje Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), é proibido o corte e comercialização de madeira do pequizeiro em todo o território nacional. A espécie possui madeira de excelente qualidade, estando entre as menos susceptíveis ao ataque por cupins de madeira seca, tais como o Cryptotermis brevi. O cupim de madeira seca é considerado como o mais importante do ponto de vista econômico no Brasil.
Um decreto de junho de 1993, entre outras medidas, torna imunes ao corte no Distrito Federal, além do pequi, o buriti (Mauritia flexuosa), copaíba (Copaifera langsdorffii), cagaita (Eugenia uniflora), sucupira-branca (Pterodon pubescens), todos os ipês (Tabebuia spp.), entre outras espécies do Cerrado, consideradas Patrimônio Ecológico.
No ano de 2001, em concurso realizado pelo Instituto Estadual de Florestas-MG, o pequizeiro foi eleito “Árvore Símbolo do Estado de Minas Gerais”. Há dezessete anos é realizada em Montes Claros, no norte do estado, a Festa Nacional do Pequi, ocasião em que moradores da região festejam o Cerrado, sob o signo desta importante espécie.
O Cerrado é povoado por espécies como pequi, ipês, aroeira, gravatás e orquídeas diversas, todas valiosas economicamente, fornecedoras de uma vasta gama de produtos vegetais madeireiros e não madeireiros. Entretanto, o bioma carece de uma política ampla, que integre as diversas iniciativas produtivas e conservacionistas, com vistas a reverter o grave processo de devastação pelo qual vem sofrendo. O modelo de ocupação e “desenvolvimento” empregado para a região (semelhante a outros biomas adjascentes), de maneira geral, está dizimando um manancial de recursos energéticos, medicinais, madeireiros, ornamentais, alimentares e culturais. Governantes da região, especialmente prefeitos, têm papel chave nas mãos, com a possibilidade de implementar políticas públicas conciliando utilização produtiva de espécies vegetais nativas do Cerrado com conservação e desenvolvimento humano, em nível local. Tal como a utilização de pequi, mangaba, buriti, baru, jatobá, araticum entre outras, na merenda escolar ou em dietas hospitalares, aliado à uma política adequada de desenvolvimento rural. A sociedade também pode contribuir, optando por consumir produtos do Cerrado e utilizando espécies nativas em seus jardins.
Estamos bem distantes do ideal, mas já temos opções de produtos do Cerrado: a Embrapa Cerrado, assim como diversos pequenos viveiros de mudas comercializam espécies nativas; A Rede de Sementes do Cerrado, articula iniciativas para o manejo de sementes no bioma; O catálogo do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), apresenta uma variedade de produtos baseados em espécies nativas e elaborados por produtores do Cerrado de maneira sustentável. Vale à pena conferir os produtos deste catálogo, bem como outros que podemos encontrar nos mercados e na internet*.
É preciso que a sociedade brasileira opte por comer o Cerrado, no bom sentido, é claro! Ou como diria João Fernandes**, parafraseando Manoel Bandeira em uma de suas belas camisetas: Pequi or not Pequi? Eis a questão.
*Para obter contatos e endereços de produtores e comerciantes que trabalham com pequi e outras espécies do Cerrado, veja a lista organizada pela EMBRAPA-CPAC, no endereço (acessando “Produtos”): http://cmbbc.cpac.embrapa.br
** João Fernandes é proprietário do Santuário Raizama, na Chapada dos Veadeiros-GO, produz camisetas com fotografias de espécies da flora e outras temáticas do Cerrado, como rios, cachoeiras, serras e povos.

Referências e sugestões bibliográficas sobre o Pequi.
Acesse os trabalhos de seu interesse, clicando no endereço eletrônico.

ALMEIDA, S.P.; PROENÇA, C.E.B.; SANO, S.M.; RIBEIRO, J.F. , 1998. Cerrado: espécies vegetais úteis. Planaltina: EMPRAPA-CEPAC.
Ambrósio, C.L.B.; Siqueira Campos, F. de A.C. e; Faro, Z.P. de. 2006. Carotenóides como alternativa contra a hipovitaminose A. Rev. Nutr. vol.19 no.2 Campinas. www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000200010
Andreazza, L.N. ; Cardoso, L.C.V. ; Kühne, F. ; Oliveira, M.S. 2005. Jogo para Identificação e memorização de caracteres morfológicos vegetativos de espécies lenhosas do cerrado do município de Ipiranga, São Paulo. 24pp.UNICAMP. www.ib.unicamp.br/profs/fsantos/ecocampo/bt791/2005/R3-a.pdf
Assunção, S.L. & Felfili, J.M. 2004. Fitossociologia de um fragmento de cerrado sensu stricto na APA do Paranoá, DF, Brasil. Acta Bot. Bras. vol.18 no.4. São Paulo www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062004000400021
Barcelos Neto, A. 2006. “Doença de Índio”: O princípio patogênico da alteridade e os modos de transformação em uma cosmologia amazônica. Campos 7(1): 09-34. http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/campos/article/viewFile/5451/4005
Barreira, S. et al. 2000. Efeitos de Diferentes Intensidades de Corte Seletivo sobre a Regeneração Natural de Cerrado. Cerne, V.6, N.1, p. 40-51. Lavras. www.dcf.ufla.br/cerne/revistav6n1-2000/5-ARTIGO.PDF
Carmo, M.S. & Comitre, V. 2002. Estudos Sócio-Econômicos : Tipologia dos Agricultores e adequção das políticas públicas na conservação dos remanescentes de Cerrado de domínio privado no Estado de São Paulo. BIOTA/FAPESP – O Instituto Virtual da Biodiversidade. 35pp. http://galileu.globo.com/edic/135/carmo.pdf
Castellani, D.C. Plantas Medicinais e Aromáticas: Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM). 17pp. Universidade Estadual do Mato Grosso. www.ufmt.br/etnoplan/artigos/Plantasmedicinaisearomticasprodutosflorestaismadeireiros.pdf
Fernandes, L.C.; Fagundes, M.; Santos, G.A. dos; Silva G. M. 2001. Abundância de insetos herbívoros associados ao pequizeiro (Caryocar brasiliense Cambess.) Rev. Árvore vol.28 no.6 Viçosa Nov./Dec.
Giaretta, A.A. ; Facure, K.G. ; Campos, R.I. (Orgs.) 2005. Ecologia de Campo – Livro da Disciplina ECR 03. Universidade Estadual de Uberlândia, Instituto de Biologia, Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais. 232pp. Uberlândia. www.unb.br/ib/ecl/posecl/Relatorio%20de%20curso%20de%20campo/Livro%20Ecologia%20de%20Campo%202005.pdf
Gonçalves, F.G & Oliveira, J.T.da S. 2006. Resistência ao ataque de cupim-de-madeira-seca (Cryptotermis brevis) em seis espécies florestais. Cerne, v.12, n.1, p. 80-83. Lavras. www.dcf.ufla.br/Cerne/Revistav12n1-2006/09%20artigo.pdf
Guarim Neto, G. & Morais, R. G. 2003. Recursos medicinais de espécies do Cerrado de Mato Grosso: um estudo bibliográfico. Acta Botanica Brasilica 17(4): 561-584.
Leite, L.A. 2004. Gastronomia Corumbaense, característica e aspectos históricos. IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. Corumbá/MS – 23 a 26 Nov. 2004. www.cpap.embrapa.br/agencia/simpan/sumario/artigos/asperctos/pdf/socio/316SC-Leite-OKVisto.pdf
Lopes; P.S.N.; Souza, J.C. de ; Reis, P.R. ; Oliveira, J.M.; Rocha, I.D.F. 2006. Caracterização do ataque da broca dos frutos do pequizeiro. Revista Cerne v.12, n.1, p. 80-83. Lavras, MG. www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000300046&lng=pt&nrm=iso
Pasa, M.C.; Soares, J.J.; Neto, G. G. 2005. Estudo etnobotânico na comunidade de Conceição-Açu (alto da bacia do rio Aricá Açu, MT, Brasil). Acta Bot. Bras. vol.19 no.2 São Paulo. www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-33062005000200001&script=sci_arttext&tlng=en
Passos, X.S.; Santos, S.C.; Ferri, P_.H.; Lisboa Fernandes, O.F.; Freitas Paula, T. de.; Garcia, A.C.F.; Silva, M.R.R. 2002. Atividade antifúngica de Caryocar brasiliensis (Caryocaraceae) sobre Cryptococcus neoformans. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. v.35 n.6. Uberaba, MG. www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822002000600013&lng=es&nrm=iso
Perez, E. 2004. Diagnose Fitoquímica de Frutos de Caryocar brasileinse Camb., Caryocaraceae. Dissertação de Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/6582?mode=simple
Ribas, D.L.B.; Sganzerla, A.; Zorzatto, J.R.; Philippi, S.T. 2001. Nutrição e saúde infantil em uma comunidade indígena Teréna, Mato Grosso do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública v.17 n.2 Rio de Janeiro. www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2001000200007&lng=es&nrm=iso
Rigonato, V.D. & Almeida, M.D. de ; 2003. A Singularidade do Cerrado - Interrelação das Populações Tradicionais com as Fitofisionomias. Observatório Geográfico de Goiás. www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf/DIAS%20_4_,%20Valnei%20Rigonato.pdf
Rodrigues, V.E.G; Carvalho, D.A. de. 2001a. Levantamento Etnobotânico de Plantas Medicinais no Domínio do Cerrado na Região do Alto Rio Grande – Minas Gerais. Ciênc. Agrotec. , V.25, n.1, p. 102-123. Lavras. www.editora.ufla.br/revista/25_1/art13.pdf
Rodrigues, V.E.G e Carvalho, D.A.de; 2001b. Plantas medicinais no domínio dos cerrados. Lavras, 180p.
Rosa, J.G. 2006. Grande Sertão: veredas. 1.ed. – Rio de Janeiro, Nova Fronteira, (Biblioteca do Estudante).

Saporetti Jr., A.W. ; Neto, J.A.M. ; Almado, R, deP. 2003. Fitossociologia de cerrado Sensu Stricto no Município de Abaeté-MG. R. Árvore, Viçosa-MG, v.27, n.3, p.413-419. www.scielo.br/pdf/rarv/v27n3/a20v27n3.pdf
Sawyer, D. et al. (Com.Ed.). Long Live the Cerrado – Susteinable Products and Livelihoods supported by GEF Small Grants Programme in Brazil. PPP-ECOS, Programa de Pequenos Projetos Ecossociais. www.ispn.org.br
Silva, D.B. da; et al., 2001. Frutas do Cerrado. Brasília: Emprapa Informação Tecnológica.
Silva Júnior, M.C. et al. 2005. 100 Árvores do Cerrado: guia de campo. Brasília, Ed. Rede de Sementes do Cerrado, 278p

Nenhum comentário:

Postar um comentário