terça-feira, 19 de julho de 2011

ARBUSTOS

 


          São plantas que possuem um porte menor que o das árvores, a maioria não ultrapassa os 3 metros de altura.  A estrutura lenhosa ou semi-lenhosa, de galhos encorpados e rijos, por vezes é semelhante a das árvores, mas além do porte os arbustos diferenciam-se por apresentarem , muitas vezes vários troncos iguais, sem haver um dominante como nas árvores.
         Algumas trepadeiras também são arbustos, seus troncos flexíveis necessitam suporte para ganhar altura. São os chamados arbustos escandentes. Na verdade os arbustos podem ter estrutura lenhosa, semi-lenhosa ou herbácea.
         Conheça alguns arbustos que se adaptam bem no Brasil:
Nome científico:Euphorbia pulcherrima
Nome popular: Bico de papagaio.
Família: Euphorbiaceae
Origem: México
Porte: 2 a 4 metros.
Flores: outono-inverno ocorre a formação de brácteas (folhas modificadas) muito exuberantes. As flores mesmo são pequenas e de beleza secundária. Cores das brácteas: vermelha, creme, rosa ou branca.
Características: Arbusto semi-lenhoso para formação de renques ou planta isolada. Quando podadas formam ramagem mais compacta. Quando comprada em vasos deve ser levada ao jardim após a floração para seu desenvolvimento. É planta de sol pleno e bem aclimatada ao sul do país.
Propagação: por estacas preparadas ao fim do inverno.
Foto: Deisi Rezende - RJ
Curitiba - PR
Nome científico:Schefflera arboricola 'Variegata'
Nome popular: Cheflera-pequena.
Família: Euphorbiaceae
Origem: Taiwan.
Porte: 3 a 5 metros.
Flores: inflorescências nas cores branco-creme na primavera-verão. Frutos alaranjados em ramos que atraem pássaros.
Características: Arbusto semi-lenhoso para formação de renques ou planta isolada. É muito usada em vasos em ambientes internos à meia-sombra. Existe a espécie em folhas verdes sem variegação, que pode ser cultivada também a pleno-sol.
Propagação: por estacas
e por sementes.
Nome científico: Clerodendron speciosissimum
Nome popular: Clerodendro
Família: Verbenaceae
Origem: Ásia, Java
Porte: até 2 metros.
Flores: na cor vermelho bem intenso, durante quase o ano todo.
Características: Arbusto semi-herbáceo e perene, próprio para a formação de canteiros em grupos, onde o apelo visual é maior. Deve ser cultivado a pleno-sol em local de clima quente úmido, preferencialmente. Não tolera os rigores do inverno, como as geadas por exemplo. O solo deve ser bem drenado e ligeiramente arenoso, como o que ocorre no litoral. Pode ser regada uma vez por semana, já que suporta solo mais seco. 
Propagação:
a sua multiplicação é bem fácil, a partir de mudas que surgem junto a planta.

Um comentário: