terça-feira, 19 de julho de 2011

BULBOSAS E RIZOMATOSAS


BULBOSAS E RIZOMATOSAS

 
1- BULBOSAS
               O bulbo é uma espécie de caule subterrâneo, armazenador de nutrientes. As plantas bulbosas podem ser perenes (duráveis) ou sofrer um período de repouso onde a parte aérea some por um tempo e depois volta a aparecer. Saiba que nessa situação, seu canteiro ficará aparentemente sem planta por um período, até a nova brotação. Nesse caso você pode deixar os bulbos na terra até nova brotação ou retirá-los e guarda-los em local seco, ventilado e protegido até a estação indicada para a brotação.
2 - RIZOMATOSAS
                Rizomas são caules subterrâneos com capacidade para armazenar nutrientes, composto por gemas, nós ou escamas. As plantas rizomatosas crescem formando touceiras que devem ser separadas periodicamente para limpeza do canteiro e produção de novas mudas. Na produção de mudas, corta-se um pedaço do rizoma contendo duas ou três gemas e replanta-se.
Veja a seguir as plantas bulbosas e rizomatosas:
Nome científicoEtlingera elatior
Nome popular: Bastão-do-imperador, gengibre-tocha, flor-da-redenção.
Família: Zingiberaceae
Origem: Indonésia.
Flores: Primavera e Verão.
Porte: até 4 metros.
Características: Herbácea rizomatosa, perene, de clima quente e úmido e de pleno sol. Pode ser cultivada isoladamente ou em grupos, em solos úmidos como beira de lagos.
Propagação: Por sementes ou por divisão de touceiras.
Nome científicoNeomarica gracilis
Nome popular: Íris da praia.
Família: Iridaceae.
Origem: Brasil, em regiões de restinga.
Flores: Primavera e Verão.
Porte: de 40 a 60 cm.
Características: Herbácea rizomatosa e entouceirada. Suas flores abrem-se pela manhã a duram apenas 1 dia. Pode ser cultivada em conjuntos a meia-sombra ou em alinhamentos junto a muros e paredes. O solo deve ser bem drenado.
Propagação: Por divisão de touceiras obtém-se várias novas mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário