terça-feira, 19 de julho de 2011

TREPADEIRAS

TREPADEIRAS

         São plantas de natureza herbácea ( possuem caules verdes, frágeis e flexíveis), semi-herbácea ou lenhosa
(possuem caules rijos, secos e com aparência de lenho como o grupo de arbustos escandentes).
           Conheça os vários tipos de trepadeiras e veja que é possível escolher o tipo certo para cada situação, ou seja: forrar muros; cobrir pergolados; emoldurar arcos, floreiras pendentes etc.
1- TREPADEIRAS  SARMENTOSAS
           Possuem gavinhas (caules adicionais) que garantem a fixação da planta em paredes, árvores, estacas etc. Esse tipo de trepadeira pode ser usado para cobrir muros e só precisam de uma superfície para subir.
2- TREPADEIRAS VOLÚVEIS
           Se enrolam em qualquer estrutura. Servem para contornar arcos, subir em troncos de árvores e estacas. Para cobrir muros será preciso colocar suportes de arame para que se enrole.
3- TREPADEIRAS  CIPÓ E ARBUSTOS ESCANDENTES
           Precisam ser educadas com amarrilhos para subirem em alguma estrutura. Servem para se apoiar em arcos, pergolados, telhados e treliças, mas lembre-se: é preciso amarrar para que a planta suba. As trepadeira cipó são mais flexíveis que os arbustos escandentes pois estes são um tipo intermediário entre as trepadeiras e os arbustos, em alguns casos são de natureza lenhosa.
Nome científico: Bouganvillea spectabilis
Nome popular: Primavera, Buganvile
Família: Nyctaginaceae
Origem: Brasil, regiões sudeste e nordeste.
Existe a espécie glabra nativa no sul do país com cores mais pálidas em tons lilases, mais resistentes ao frio.
 
Flores: Quase o ano todo se empregada a espécie adequada à região.
Porte: Até 5 metros de altura.
Características: Arbusto escandente lenhoso, mais espinhento na espécie spectabilis. Pode ser conduzido como trepadeira apoiada em estruturas. A floração é muito vistosa e é muito utilizada cobrindo caramanchões e portões de acesso.
Com várias cores e brácteas (folhas modificadas) simples ou dobradas. A spectabilis ocorre em cores mais intensas que a espécie glabra ( em tom róseo suave), mas a glabra resiste mais ao frio do Sul. A spectabilis pode ser encontrada nas cores branca, laranja, ferrugem, vinho e rosa. A preferência é muito acentuada por pleno-sol, necessitando de sol praticamente o dia inteiro para florescer mais intensamente.
Propagação: Por estaquia de galhos ou alporque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário