quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vulcão indonésio Lokon registra sua maior erupção em uma semana


Cinzas e fumaça alcançaram uma altitude de quase 3.500 metros.
Até o momento cerca de 5.200 pessoas foram retiradas dos arredores.


Vulcão teve sua maior erupção nas últimas semanas neste domingo (Foto: Glen Rarung/AFP )Vulcão teve sua maior erupção da última
semana neste domingo (Foto: Glen Rarung/AFP )
O vulcão Lokon das ilhas Célebes, no nordeste da Indonésia, registrou neste domingo (17) sua maior erupção desde que o nível máximo de alerta há cerca de uma semana, informaram fontes oficiais.
A forte explosão, que aconteceu por volta de 11h53 (1h53, horário de Brasília) na região do arquipélago, jogou cinzas e fumaça que alcançaram uma altitude de quase 3.500 metros desde a cratera, disse à imprensa o Observatório Nacional de Vulcanologia.
Um rio de lava desceu meio quilômetro pelas laterais do vulcão sem causar vítimas, acrescentou o centro de observação.
A Agência para a Gestão de Desastres Naturais informou que até o momento cerca de 5.200 pessoas foram retiradas das pequenas aldeias situadas nas proximidades do vulcão e amparadas em refúgios temporários montados em escolas públicas da localidade de Tomohon.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança, onde as pessoas estão proibidas de passarem da linha estabelecida de 3,5 quilômetros de distância do monte.
O Lokon entrou em erupção na quinta-feira à noite e desde então suas explosões causaram incêndios em florestas dos arredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário