Jardim Vertical
Se a equipe do ECOPRÁTICO tem uma mania incorrigível é a de querer instalar, sempre que possível, uma horta ou um jardim em todas as casa que visita. Seja uma hortinha de ervas e temperos ou um elaborado jardim de chuva, o resultado é sempre o mesmo: mais verde e um charme especial na casa.
Falando em charme especial, o telespectaor João Cláudio nos enviou uma ecodica interessantíssima, idealizada pelo seu sogro, Carlos Pavan: um jardim vertical feito a partir da reutilização de garras PET, bambu, ganchos de arame e um pouco de boa vontade. Veja como é simples:
Passo-a-passo
1. Corte as hastes do bambu ao meio com o auxílio de um canivete e faça aberturas onde os os ganchos serão presos (foto 1). A altura do bambu e o distanciamento das aberturas devem ser adequados à altura do muro onde o jardim será instalado. A fixação do bambu é feita diretamente na terra (parte inferior) e na face posterior do muro, presa por um gancho (parte superior).
2. Para a fabricação dos vasos, corte a parte arredondada (gargalo) das garrafas PET e abra orifícios ao seu redor por onde as mudas serão inseridas posteriormente.
3. Encha as garrafas de terra e insira as mudas: de duas a três por cada abertura lateral e de quatro a cinco na parte de cima das garrafas. No exemplo foram usadas mudas de Onze Horas e de Kalonchoe.
4. Pendure os vasos no bambu, usando os ganchos de arame (foto 2). No exemplo em destaque utilizou-se arame com 2,5mm de espessura.
O João Cláudio lembra que os vasos ainda possuem pequenas aberturas na parte inferior, o que possibilita que a água usada para regar as plantas escoe para os vasos de baixo, evitando-se, assim, o desperdício. Ele observa também que esse tipo de plantio requer manutenção constante, uma vez que a água tende a apodrecer o bambu e a irrigação aumenta o peso das garrafas consideravelmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário