sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jardim Vertical

Jardim Vertical

Jardim em garrafas PET

Jardim em garrafas PET. Fotos de João Caleffi.

Se a equipe do ECOPRÁTICO tem uma mania incorrigível é a de querer instalar, sempre que possível, uma horta ou um jardim em todas as casa que visita. Seja uma hortinha de ervas e temperos ou um elaborado jardim de chuva, o resultado é sempre o mesmo: mais verde e um charme especial na casa.

Falando em charme especial, o telespectaor João Cláudio nos enviou uma ecodica interessantíssima, idealizada pelo seu sogro, Carlos Pavan: um jardim vertical feito a partir da reutilização de garras PET, bambu, ganchos de arame e um pouco de boa vontade. Veja como é simples:

Passo-a-passo

1. Corte as hastes do bambu ao meio com o auxílio de um canivete e faça aberturas onde os os ganchos serão presos (foto 1). A altura do bambu e o distanciamento das aberturas devem ser adequados à altura do muro onde o jardim será instalado. A fixação do bambu é feita diretamente na terra (parte inferior) e na face posterior do muro, presa por um gancho (parte superior).

Foto 1. Clique para ampliar.

Foto 1. Clique para ampliar.

2. Para a fabricação dos vasos, corte a parte arredondada (gargalo) das garrafas PET e abra orifícios ao seu redor por onde as mudas serão inseridas posteriormente.

3. Encha as garrafas de terra e insira as mudas: de duas a três por cada abertura lateral e de quatro a cinco na parte de cima das garrafas. No exemplo foram usadas mudas de Onze Horas e de Kalonchoe.

4. Pendure os vasos no bambu, usando os ganchos de arame (foto 2). No exemplo em destaque utilizou-se arame com 2,5mm de espessura.

Foto 2. Clique para ampliar.

Foto 2. Clique para ampliar.

O João Cláudio lembra que os vasos ainda possuem pequenas aberturas na parte inferior, o que possibilita que a água usada para regar as plantas escoe para os vasos de baixo, evitando-se, assim, o desperdício. Ele observa também que esse tipo de plantio requer manutenção constante, uma vez que a água tende a apodrecer o bambu e a irrigação aumenta o peso das garrafas consideravelmente.

jardim_pet3

Dica: espécies de diversas cores podem ser usadas para que o efeito do jardim seja visualmente mais bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário