segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tecnologia de Jardins Filtrantes

A Sabesp realizou, na sexta-feira (21), a 21ª Audiência de Inovação, com o tema “Tecnologia de Jardins Filtrantes”. A tecnologia desenvolvida pela empresa francesa, Phytorestore, foi apresentada por seus diretores e presidente, Prof. Dr. Thierry Jacquet.

O método, baseado em jardins, é utilizado para tratar esgotos domésticos e efluentes industriais, condicionar lodos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), produzindo composto fertilizante, além de realizar biorremediação de solos e revitalizar rios e lagos.

A utilização da tecnologia foi explicada em três breves apresentações: Avanços no Tratamento Verde de Esgotos Domésticos e Efluentes Industriais; Técnicas de Fitorremediação para Tratamento de Lodo de ETEs e Solos Contaminados; Revitalização de Corpos d’Água em Jardins Filtrantes ® – o Caso do rio Sena em Nanterre.

Com tecnologia de simples compreensão, os projetos realizados pela empresa são baseados em 5 princípios dos Jardins Filtrantes, do qual é a dona da patente: Tratamento; Paisagístico; Biodiversidade; Econômico; e Gestão. O tratamento de esgotos industrias, por exemplo, além de utilizar vários tipos de plantas, obtém sucesso porque o custo é baixo. “O preço para instalação é apenas 20% abaixo de uma ETE convencional. Porém, a diferença se dá na manutenção que, por não utilizar produtos químicos e a capacitação da mão de obra ser simples, diminui visivelmente os custos em comparação com a ETE”, explicou Arnaud Fraissignes, gerente geral Phytorestore Brasil, filial instalada no país há apenas um ano.

Os Jardins Filtrantes também se mostraram opção mais ecológica no tratamento de lodo contaminado e, obviamente, de recuperação e preservação de rios. No caso do lodo, as ações são por meio da Rizosfera. Quarenta tipos de efluentes podem ser tratados e o lodo pode se tornar adubo.

O evento foi aberto ao público, envolvendo estudantes e outros interessados. Mediando o debate e as perguntas, Américo de Oliveira Sampaio, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, falou que a Sabesp está familiarizada com a tecnologia e abriu espaço para trocas de experiências entre as empresas.

As audiências de inovação são fóruns para divulgação e discussão de novas tecnologias, equipamentos e processos para melhoria do desempenho, eficiência e confiabilidade no saneamento básico, explorando oportunidades para melhoria da qualidade da água e efluente tratados, redução de custos, reúso de água, automatização, maior performance operacional, reciclagem de resíduos, dentre outros benefícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário