terça-feira, 19 de julho de 2011

HERBÁCEAS

 
 


             Segundo a natureza de sua estrutura, as plantas podem ser lenhosas: apresentam tecidos rígidos e endurecidos formando o lenho, como as árvores e alguns arbustos; ou herbáceas: têm a estrutura um pouco mais flexível e frágil, com caules verdes, devido a natureza de seus tecidos. Estão incluídos nesse grupo diversos tipos de plantas anuais (com vida de aproximadamente um ano) e perenes (com vida longa em período indeterminado), ex: forrações, bulbosas e alguns arbustos e trepadeiras.

Nome científico: Celosia cristata
Nome popular: Crista de galo.
Família: Amaranthaceae.
Origem: América tropical.
Porte: Até 80 cm de altura.
Flores: Primavera-Verão.
Características: Herbácea anual, considerada flor de corte utilizada em arranjos florais. Desenvolve-se à pleno sol e prefere o calor ao frio intenso. Sua floração é muito exuberante. Serve como bordadura em canteiros.
Propagação: Por sementes em qualquer época do ano.

Nome científico: Celosia argentea
Nome popular: Crista de galo plumosa.
Família: Amaranthaceae
Origem: Índia
Porte: de 30 a 40 cm de altura.
Flores: Primavera.
Características: Herbácea anual com flores em cores: creme, amarelas, laranjas, rosas e vermelhas. O colorido é exuberante, desenvolve-se à pleno sol e prefere as estações mais quentes se cultivada em clima ameno. É pouco resistente ao frio intenso. Como é planta anual e floresce na primavera, não há inconvenientes em cultivá-la no Sul do país.
Propagação: Multiplica-se facilmente por sementes.

Nome científico: Impatiens hawkeri
Nome popular: Beijo pintado
Família: Balsaminaceae
Origem: Ilhas dos mares do Sul.
Porte: 30 a 50 cm de altura.
Flores: Quase o ano todo.
Características: Herbácea perene de florescimento intenso à meia-sombra. Necessita proteção contra vento. Pode ser cultivada em jardineiras ou  em canteiros, em grupos ou bordaduras. Manter a terra sempre úmida. Prefere clima quente e úmido.
Propagação: Por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário